Vagar pelos dias sem ler as horas



Na era do “tempo é dinheiro”, saber desacelerar é umasabedoria. Infindáveis tarefas alimentam a ansiedade nossade cada dia, enquanto informações em excesso transbordamincessantes das muitas telas que prolongam nossos corpose mentes biônicas. A produtividade compulsória nossequestra. Exaustos e culpados quando arriscamos dar umapausa, achamos que o exercício de vagar sem precisão pelacidade – e ver beleza em seus elementos comuns, é puroluxo de poetas analógicos.Nesta individual que tem no título uma poesia, a cariocaCarolina Martinez, formada em arquitetura e estudos empintura, convida à desaceleração por um percurso silenciosode delicadezas em formas abstratas. Em composições decores sólidas contrastantes, ela inventa paisagens urbanasdesabitadas, oferecendo derivas por entre blocos deconstruções inexistentes que remetem à realidade de umagrande cidade. A relação de luz e sombra em suas pinturasrevela uma das suas influências: o pintor norte-americanoEdward Hopper (1882-1967), que se notabilizou por retratarcasas, edifícios ou personagens solitários, geralmente emambientes interiores, alcançando atmosferas dramáticas pormeio de contrastes de luminosidade e sombras.
Além de Hopper, as composições geométricas doconstrutivismo, movimento artístico de matriz europeia doinício do século XX que influenciou uma importante geraçãode artistas brasileiros na década de 1950, também poderiaser compreendida como uma referência. Contudo, nas obrasde Carolina, temos o resultado de uma leitura subjetiva deum mundo intimista, ao contrário do pensamentoracionalista e funcional explorado pelos modernosconstrutivos. Apostando numa ideação de futuro prósperopelo progresso industrial, a estética dos modernos exploravaa impessoalidade das linhas de produção fabril ou deestruturas retilíneas sem qualquer ornamentação.Em Vagar pelos dias sem ler as horas são apresentadasobras de caráter escultórico, objetual e bidimensionais sobrediferentes suportes, alguns destes confeccionadosartesanalmente pela artista. Desse modo, os trabalhosescapam do dado impessoal construtivo para forjarem umavisualidade que, embora seja essencialmente geométrica, ésensível. Suas investigações plásticas quebram com arigidez do cálculo em atmosferas intimistas, comprometidascom o plano e a forma, mas que são também suaves e atémesmo lúdicas. Nesse sentido, títulos amorosos como“Recordações entre cores”, “Janeiro”, “Como se fosseconstruir castelos”, “Poeira de circo” ou “Janelinha”,distanciam o trabalho da rigidez construtivista.
Comentando o mundo e, a seu modo, a urbe, as obrasganham corpo e texturas por materiais comuns encontradosna construção civil e no ambiente doméstico. Ripas demadeira, tijolos de adobe, placas de cimento, texturas detapumes, ou detalhes de interiores como azulejos emcerâmicas criam as peças de paisagens desabitadas dehumanos e elementos orgânicos, exprimindo intimismo ereflexão. Da natureza, o único elemento destacado é o Sol,em posição central na sala do terceiro andar da galeria. Édele que emana a cor que banha as paredes e a luz dos diasque passam enquanto, ao menos na arte, vagamos sem leras horas que fragmentam o tempo que tudo cura e leva.
O tempo é, ainda, citação ou lembrança no título de diferentesobras: “Tempo só”, “Pequeno atraso”, “Tempo encoberto”,“Eterna companhia”, “Instante longínquo”. A temporalidade,algo marcante neste projeto de Carolina Martinez, não existecomo substantivo, e sua definição pode variar de acordo comdiferentes culturas e disciplinas. Na física ou na filosofia ela érelativa, enquanto que na música e artes do corpo, porexemplo, é fundamento. A invenção de fragmentar o tempo,datada dos egípcios e sumérios, levou à ordenar e melhormonitorar a natureza e seus ciclos. Hoje, o tempo hiperacelerado das máquinas que marcam o compasso daexistência ciborgue pode nos aprisionar em ciclos semsentidos de prazos e metas vazias. Vagar pelos dias semcontar as horas é, assim, poder criar arte ou vida resistindo eressignificando o próprio tempo de ser e estar aqui, agora.
Daniela Labra


To wander through the days not reading the time 

In the age of “time is money”, knowing to slow down is a kindof wisdom. The endless tasks feed into our daily anxiety, whileexcess information unrelentingly overflows across the manyscreens, extensions of our bionic minds and bodies. We’vebeen hijacked by compulsive productivity. Exhausted, and guiltywhenever we risk taking a break, we feel that wanderingaimlessly through town – and seeing beauty in ordinaryelements – is a luxury reserved for analogical poets.In this solo show that carries a poem in its title, Rio deJaneiro-born artist Carolina Martinez, who holds a BA inArchitecture and studied painting, invites us to slow downthrough a silent pathway of subtleties turned into abstractshapes. In compositions with solid, contrasting colors, shecreates uninhabited urban landscapes, giving us room towander through blocks of non-existing constructionsreminiscing of the reality of a big city. The relationship betweenlight and shadow in her paintings reveals one of her influences:North-american painter Edward Hopper (1882 - 1967), knownfor depicting lonesome houses, buildings or characters, usuallyindoors, accomplishing dramatic atmospheres throughcontrasting shades of light and darkness.
Besides Hopper, one could also see a nod to the geometriccompositions produced by Constructivism, the Europeanmovement from the early 20th century that influenced animportant generation of Brazilian artists during the 1950’s.However, Martinez’s works result from a subjective reading ofan intimate world, unlike the rationalist and functional thinkingexplored by the modern constructivists. While betting on theidea of a prosperous future ushered in by industrial progress,the modernist aesthetics explored the impersonality of factoryassembly lines and unembellished straight-cut structures.“To wander through the days not reading the time” presentsworks of an sculptural, objectural, and bi-dimensional natureon different mediums, some of which were handcrafted by theartist. Therefore, the works evade the impersonal aspect ofconstructivism to forge a visuality that, although essentiallygeometric, is sensitive. Her visual investigations break awayfrom the rigidity of calculations in intimate atmospheres,committed to the plane and to shapes, but are also soft, evenplayful. In that sense, tender titles such as “Memories betweencolors”, “January”, “Like building castles”, “Circus dust”, and“Little Window” move the work away from constructivist rigor.
Commenting on the world and, in her own way, urbansettings, the works take shape and texture throughmaterials commonly found in construction sites andhomes. Wood slats, adobe bricks, concrete slabs, thetextures of wood hoarding panels, or indoor finishes suchas ceramic tiles, make up the pieces of landscapesuninhabited by humans and organic elements, expressingintimacy and pensiveness. From nature, the only elementthat stands out is the sun, occupying a central position inthe gallery’s third floor. From it emanates all that color thatbathes the walls and the light of days that pass, while, atleast in art, we roam free from hours that fragment time –that which heals and carries everything away.
Time is, once again, mentioned or remembered in the titles ofdifferent works: “Time alone”, “Small delay”, “Eternalcompanionship”, “A distant moment”. Temporality, a strikingfeature of this project by Carolina Martinez, does not exist as asubstantive, and its definition may vary according to differentcultures and disciplines. To physics and philosophy, it isrelative, while to music and bodily arts, on the other hand, it isfoundational. The invention of a fragmented time, dating backto the Egyptians and Sumerians, led to better organizing andmonitoring of nature and its cycles. Nowadays, thehyper-accelerated time of machines that keep the beat ofcyborg existence could trap us in meaningless cycles ofdeadlines and empty goals. To wander through the days notreading the time is, therefore, to create art or life whileenduring, and giving new meaning to our own time for beingand existing here, right now.
Daniela Labra 


︎︎︎